Equidade de gênero nas aulas de educação física escolar: desafios e estratégias pedagógicas
Por Lucas Felipe da cruz Alves (Autor), Iara Lúcia Teixeira Ogando Silveira (Autor), Betania Maria Araujo Passos (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 6, 2023.
Resumo
O presente resumo tem como objetivo investigar a questão da equidade de gênero e estratégias pedagógicas no âmbito das aulas de Educação Física. A metodologia adotada para esta investigação compreende uma revisão de literatura, pautada na análise de estudos que abordam a associação entre equidade de gênero e Educação Física. Ademais, buscou-se apresentar exemplos de estratégias pedagógicas que têm sido empregadas com êxito para superar os desafios relacionados a essa temática. Ao examinar a importância intrínseca da abordagem igualitária de gênero no contexto escolar, bem como os potenciais impactos da segregação por sexo nas atividades físicas, os resultados apontam que até o momento destacam a fundamental influência da equidade de gênero no fomento de um ambiente educacional inclusivo e respeitoso, que transcende barreiras de gênero e promove uma experiência enriquecedora para todos os estudantes. Ainda, foram identificadas práticas pedagógicas que, ao promoverem atividades físicas mistas se desconstroem estereótipos de gênero, o que têm contribuído para criar uma atmosfera mais harmoniosa nas aulas de Educação Física. Conclui-se que a promoção da equidade de gênero nas aulas de Educação Física é de extrema relevância para a construção de um ambiente educativo saudável e igualitário, que o professor reconheça e respeite a diversidade e as singularidades de cada estudante.