Equilíbrio e Coodenação Motora em Pré-escolares: Um Estudo Comparativo
Por Maria Fátima de Sousa Bessa (Autor), João Santos Pereira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 10, n 4, 2002.
Resumo
O desenvolvimento neuromotor é bastante complexo. Compreender a criança pequena em processo de desenvolvimento significa estar atento às suas reais carências e mudanças de comportamento, seja psicomotor, emocional ou cognitivo. Para, de fato, valorizar esta problemática e mostrar condições de colaborar atendendo às carências e necessidades encontradas nas crianças, foi realizado este trabalho, que analisou o equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico e a coordenação motora de crianças pré-escolares.A amostra foi constituída por 360 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 4 a 6 anos, regularmente matriculadas em duas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Para cada faixa etária foram avaliadas 60 crianças, utilizando-se o protocolo de LEFÈVRE (1972), com testes específicos de avaliação para cada idade. Constatou-se que, das 180 crianças avaliadas em cada escola, 68,8% acertaram os testes de equilíbrio estático; 45% de equilíbrio dinâmico e 52,7% de coordenação motora na escola considerada de melhor padrão sociocultural e apenas 38,8%, 12,7% e 6,6%, respectivamente, na escola com maiores dificuldades. Estes resultados revelaram que a maioria das crianças pertencentes a este segundo grupo apresenta déficit motor, devendo submeterse a um programa de atividades motoras específicas. PALAVRAS-CHAVE: equilíbrio, coordenação motora, pré-escolares.