Equilíbrio Corpo-mente-espírito: Representações Sociais de Saúde Por Alunos Participantes do Projeto Exercício Físico e Promoção de Saúde
Por Jerusa Mônica de Abreu Souza (Autor), Maria Lúcia Alves Cavaliere (Autor), Cristiano José Martins de Miranda (Autor), Cristiane Maria Amorim Costa (Autor), José Silvio de Oliveira Barbosa (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Nos últimos anos, têm-se observado uma preocupação acentuada com a atividade física relacionada a promoção de saúde. O termo saúde, durante muito tempo, foi caracterizado, simplesmente, como a ausência de doenças. Contudo, sabe-se que o conceito de Saúde está associado a uma condição humana com dimensões física, social e psicológica. Como um dos objetivos do projeto Exercício Físico e Promoção da Saúde para Servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é a realização da educação em saúde, visando a mudanças de hábitos de vida prejudiciais à saúde, surgiu a seguinte questão norteadora deste estudo: Qual a representação de saúde, para servidores saudáveis, participantes do projeto de atividade física e promoção de saúde? Este estudo objetivou identificar e analisar o significado do conceito de saúde, através das representações dos participantes deste projeto. Tratou-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, com embasamento metodológico na Teoria das Representações Sociais. Os atores sociais foram 14 alunos do projeto, 6 homens e 8 mulheres, com idade de 26 a 43 anos. Os dados foram coletados por meio da técnica de colagem e de entrevista não estruturada, ao final de uma sessão de treinamento. A análise dos dados apontou para a definição de saúde como o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Foram considerados importantes para a manutenção deste equilíbrio a alimentação adequada, a prática de atividade física, lazer, família, estabilidade emocional e financeira, educação e o contato com a natureza. Concluímos que entre os participantes a visão de saúde é holística.