Equoterapia Como Ação Extensionista de Inclusão Social e Escolar
Por Ana Cristina Silva Daxenberger (Autor), Josilene Maria da Cunha Castro (Autor), Maria Lorena de Assis de Assis Cândido (Autor), Lara Toledo Henriques (Autor).
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as ações de um projeto de extensão universirária que traz como foco principal a inclusão social e escolar, em parceria com Ministério Público do Trabalho, Associação de Pais e Amigos do Expecional e Universidade Federal da Paraíba por meio da prática de equoterapia. As ações foram realizadas de 2016 a 2018, por meio de sessões semanais, com duração de 20 a 30 minutos, a 24 pessoas com deficiência, sendo atendidas por especialistas na área de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, educador fisico, pedagoga e equitadores (universitários extensionistas). Houve melhoras quanto à postura corporal, a oralidade, propriopercepção, tónus muscular, aspectos social entre outros. Quanto à formação social dos universitários podemos apontar envolvimento social e responsabilidade no aspecto humano e profissional. Os desafios a serem enfretados é a falta de recursos financeiros para ampliação do projeto e fortalecimento das redes sociais para aceitação da diversidade.
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