Resumo

O presente estudo teve como objetivo construir e validar o instrumento “Escala de avaliação da constituição da identidade profissional do bacharel em Educação Física” (EAECP). O processo estruturou-se em cinco etapas, conforme proposto por Pasquali (2010): Construção das questões; Validade de conteúdo; Reprodutibilidade e fidedignidade do instrumento; Validação do constructo e Avaliação da consistência interna do instrumento. A partir das dimensões da representação profissional (Silva, 2003), dos 44 itens elaborados 11 foram eliminados pela redundância de ideias. Na etapa de validade de conteúdo outras oito questões foram eliminadas, resultando em 25 questões, mantidas pela avaliação de reprodutibilidade e fidedignidade. O modelo de Análise Fatorial Confirmatória evidenciou ajustamento adequado após a exclusão das oito questões e a realização de cinco correlações. A etapa de avaliação de consistência interna do instrumento apresentou bom índice. Os resultados evidenciam que o instrumento proposto composto por 17 questões distribuídas nas dimensões possui propriedades psicométricas satisfatórias e adequadas para verificar o nível de contribuição percebido pelos estudantes acerca do estágio curricular na construção da identidade profissional.

Educação Física. Estágio Curricular. Identidade Profissional. Psicometria Physical Education. School Placement. Professional Identity. Psychometrics (Educación Física. Formación Inicial. Prácticas. Identidad Profesional. Psicométrico)

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