Escala de Educação e Valores Olímpicos (eevo-15): o Desafio de Mensurar Valores Humanos na Prática Educativa
Por Natália Kohatsu Quintilio (Autor), Juliana Rodrigues Marconi (Autor), Ivan Sant´ana Rabelo (Autor).
Resumo
No ambiente escolar, os valores humanos se manifestam na rotina diária e mensurá-los é um desafio e um dilema. No entanto, o novo documento norteador da educação no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demanda que as habilidades socioemocionais sejam consideradas no processo de ensino e aprendizagem. São poucos os instrumentos capazes de avaliar a relação entre o esporte, a educação e os valores olÃmpicos, que são, no limite, valores humanos. O objetivo deste estudo foi observar as respostas de alunos a respeito dos valores humanos e estimar evidências de validade e precisão da Escala de Educação e Valores OlÃmpicos (EEVO-15). Participaram deste estudo 138 alunos com idade entre sete e 14 anos (10±1,23), 68 meninas (49,3%) e 70 meninos (50,7%), com aulas regulares de educação fÃsica, em duas escolas públicas da Grande São Paulo, Brasil.