Escalada esportiva e educação física: em busca do equílibrio físico – emocional
Por Tania Brotto Haddad (Autor), Jane Roldan Pinto De Lima (Autor).
Em III Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA
Resumo
A pesquisa mostra uma Educação Física com caráter humanista, preocupada com o desenvolvimento bio-psicossocial do homem pós-moderno. Na parte I foram abordados conceitos de Inteligência Múltipla e Emocional (a intrapessoal e a interpessoal), além das características da utilização do tempo livre do homem pós-moderno através dos esportes de aventura. O foco foi a Escalada Esportiva não competitiva. Na parte II, por sua vez, foi realizada a tabulação dos dados e, conclusões. A Escalada Esportiva faz parte do que hoje se conhece como esportes de aventura, ou esportes radicais. Trata-se de uma modalidade cada dia mais, praticada entre os brasileiros. Estamos na Era da Pós–Modernidade, em que o desenvolvimento tecnológico vem desvalorizando cada dia mais o trabalho em série quantitativo e valorizando o trabalho qualitativo, promovendo assim o surgimento de um conjunto de práticas corporais mais individualizadas e pouco competitivas – as quais envolvem novos valores que disputam com o esporte o uso do tempo denominado ócio ativo (SERRANO, 2000; BRUHNS, 1997).