Escalada Esportiva no Ensino Médio: o Relato de Uma Experiência de Ensino-aprendizagem
Por Dandara Queiroga de Oliveira Sousa (Autor), Gleidson Patrick Melo de Paula (Autor), Antônio de Pádua dos Santos (Autor), Maria Aparecida Dias (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Esse relato de experiência é referente às atividades do componente curricular obrigatório intitulado: “Educação Física no ensino médio” e concomitantemente às práticas do estágio obrigatório II do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Neste componente, foi solicitado o planejamento de três aulas sistematizadas que contemplassem conteúdos da educação física escolar no ensino médio. O tema escolhido para tal foi a Escalada Esportiva.
O objetivo é apresentar os resultados de uma prática de ensino-aprendizagem, realizada durante o componente curricular “Educação Física no ensino médio” e estágio obrigatório II.
Por ser uma temática incomum na educação física escolar, nos provocou de forma desafiante e levar estes planejamentos à sala de aula. Avaliar a repercussão desta temática no cotidiano escolar do ensino médio de uma escola pública estadual de nossa cidade, foi uma experiência pedagógica riquíssima e desafiadora.