Resumo

As atividades de aventura têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade atual, principalmente por se apresentar como uma possibilidade de atividade física em um contexto sociocultural onde os cuidados corporais estão cada vez mais presentes e, com eles, a busca por atividades alternativas. Esse aumento da procura e consequentemente oferta de atividades de aventura, com efeito, implica a necessidade de recurso humano capaz de promover essas ações e o anseio de grupos sociais em experimentar. Nesse cenário, no qual mais pessoas buscam esse tipo de atividade, constitui-se um promissor mercado de trabalho para a Educação Física, isto é, uma prática profissional orientada com segurança e qualidade, sendo assim, é possível perceber nos dias de hoje a inserção de disciplinas com essa temática nos cursos de formação de professores de Educação Física, aumento do número de publicações com ênfase em periódicos da área, oferta de cursos de extensão, divulgação de atividades de aventura planejada em eventos nas redes sociais e inserção das práticas corporais de aventura na Base Nacional Comum Curricular. Diante desses entendimentos, o objetivo deste manuscrito é relatar a experiência da instalação de um muro de escalada indoor e sua utilização pedagógica nas aulas de Educação Física. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um relato de experiência de algumas aulas de Educação Física realizadas com 49 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em um colégio de dependência administrativa privada. Nesse sentido, com a aprovação do projeto de escalada indoor conquistou-se, como resultado, um financiamento da equipe administrativa da instituição para a aquisição de agarras, corda, cadeirinhas, freios, cordeletes, mosquetões e capacete. Em tempos, com a instalação do muro de escalada algumas aulas práticas de Educação Física foram realizadas utilizando-o, com efeito, emergiu o despertar do interesse dos alunos pela atividade, além disso, houve ainda a curiosidade por outras práticas corporais de aventura como a trilha e o rapel. Portanto, a escalada indoor constituiu-se nessa experiência pedagógica como uma atividade inovadora na Educação Física, uma vez que extraordinariamente se insere como mais uma possibilidade pedagógica de conteúdo dessa disciplina.