Escola Ativa no Cenário da Escola Brasileira
Por Inep (Autor).
Parte de Caderno de Desenvolvimento Humano Sobre Escolas Ativas no Brasil 2016 . páginas 26 - 39
Resumo
P ara os estudiosos da educação, o termo Es cola Ativa remete, originalmente, ao movi - mento de educação progressista, também conhecido como Escola Nova, que surgiu na América e na Europa no final do século XIX, e que ganhou força no Brasil no início do século XX. Várias propostas pedagógicas compuseram esse movimento sob influência de pedagogos como Maria Montessori e Célestin Freinet, e filósofos como John Dewey. No Brasil, estas ideias foram introduzidas na mesma época por Rui Barbosa e ganharam força em 1932 com a divulgação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por Anísio Teixeira, entre outros intelectuais da época. O Manifesto defendia a universalização da educação pública, laica e gratuita e sofreu duras críticas da Igreja Católica e do governo com a instituição do Estado Novo.