Escola Ativa no Contexto do Desenvolvimento Humano

Por Inep (Autor), Pnud (Autor).

Parte de Caderno de Desenvolvimento Humano Sobre Escolas Ativas no Brasil 2016 . páginas 20 - 25

Resumo

A proposição para uma Escola Ativa parte de uma apreciação daquilo que é consi - derado como um dos males da sociedade industrial: o sedentarismo. Ao longo da história da humanidade, a vida dos indivíduos e das comunidades sempre esteve apoiada em ati - vidades físicas: a busca e produção de alimentos, o transporte, a construção e uso de utensílios e da própria casa. A subsistência e a sobrevivência dos seres humanos dependia de sua capacidade para se movimentar. Todavia, com as transformações que se iniciaram com a emergência da agricultura (cerca de 10 mil anos atrás) e principalmente com a Revolução Industrial (cerca de 300 anos atrás), houve uma crescente urbanização dos conglome - rados humanos, acompanhado da transformação dos meios e modos de produção e de consumo. Os avanços tecnológicos desencadearam, e con - tinuam desencadeando, mudanças na relação do ser humano com o ambiente, resultando em uma diminuição drástica na necessidade de se movi - mentar para executar ações no cotidiano.

Arquivo