Escola, Conhecimento e Democracia: o Lugar da Educação Física
Por Paulo Evaldo Fensterseifer (Autor), Sidinei Pithan da Silva (Autor), Fernando Jaime Gonzalez (Autor).
Parte de Por uma Epistemologia da Educação dos Corpos e da Educação Física . páginas 15
Resumo
Que cada um diga o que acha que é verdade, e que a própria verdade seja confi ada a Deus! (LESSING apud ARENDT, 2008, p. 40) Introdução Como sugere o título deste texto, vamos enfrentar o tema da Escola, do conhecimento e da Educação Física (EF) tendo por referência os marcos de uma sociedade democrática e republicana, portanto não estamos falando de escola e EF em outras formas de organizar a sociabilidade humana que não essa. As questões orientadoras desta refl exão portanto são as seguintes: O que signifi ca viver em uma sociedade democrática e republicana? Que lugar o conhecimento tem em uma sociedade com estas características? Que lugar a Educação Escolar ocupa nesta sociedade? Que lugar tem a EF nesta escola?