Escola e Sociedade na Definição da Lateralidade em Alunos Sinistros
Por Claudio Sobrinho Oliveira Correia (Autor), Maria de Fatima de Matos Maia (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 5, 2015.
Resumo
A lateralidade constitui-se como um das mais importantes capacidades que as crianças adquirem durante a infância, esta influi em diversos aspectos na vida dos sujeitos, porém a mesma pode ser influenciada e moldada de modo prejudicial causando vários transtornos na vida desses indivíduos. Levando em consideração essa condição o devido estudo teve como objetivo identificar as influências da escola e da sociedade de uma forma geral no processo de definição da lateralização em alunos sinistros das quatro principais escolas públicas da cidade de Montes Claros, localizada no norte do estado de Minas Gerais. Esse estudo é descritivo, quantitativo com abordagem qualitativa e apresenta natureza exploratória. A amostra foi composta por 167 escolares do ensino médio com idades 15 a 21 anos. Essa pesquisa obedeceu aos critérios, preconizados na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado pelo acadêmico autor, e pela orientadora dessa monografia intitulado de Questionário de Lateralização em Pessoas Sinistras (QLPS).