Escola e Educação Física: Implicações na Imagem Corporal e Autoconceito da Pessoa com Nanismo
Por Thabata Santos Ventura (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor), Greice Kelly de Oliveira (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Com objetivo de analisar a percepção de indivíduos com nanismo sobre a influência da escola no desenvolvimento do autoconceito e imagem corporal próprios, esse estudo de caso entrevistou três indivíduos com nanismo pertencentes a uma mesma família: pais e filha. O resultado foi analisado por Análise de Conteúdo. Verificamos que os pesquisados apresentam autoestima elevada e aceitam e convivem bem com a condição anã. Na escola e aulas de educação física, as experiências da filha apontaram participação e valorização de seu potencial. O processo de inclusão efetivou-se considerando respaldo no atendimento de suas necessidades e adequações nas dinâmicas das aulas de educação física mas essa não foi a realidade vivenciada pelos pais.