Resumo

O presente ensaio dialoga, a partir do componente curricular educação física, com a dialética lukacsiana. Realiza crítica rigorosa a resistências imobilizadoras persistentes em nossa realidade socioeducacional por intermédio da apropriação do complexo universal-particularsingular. A crítica rigorosa é ferramenta de interesse para a superação de contradições obstaculizadoras da produção de ambientes de aprendizagens que desemboquem em escolas inclusivas. De modo a reafirmar a centralidade de processos de ensino-aprendizagens nas discussões ensejadas em torno da ideia de escola, as noções de universalidade e singularidade permitem avançar em direção à produção do conceito condições particulares de aprendizagem como a condição caracterizadora de pessoas atendidas por ocasião de intervenções profissionais docentes, quer no âmbito de escolas especiais ou comuns, para além da ideia de necessidades educacionais especiais ou de deficiência. Conduzir intervenções profissionais docentes nas escolas especiais e nas instituições especializadas inspiradas em programas educacionais individualizados e em desenhos universais para aprendizagens é pista disponível para nos aproximarmos da produção de escolas inclusivas. Escola inclusiva não é esse ou aquele lugar, mas, antes, diz respeito a um ambiente particular de aprendizagem que se alimenta do complexo e dinâmico diálogo entre universal e singular que nos compõem como seres sociais. 

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