Resumo

O presente estudo situa-se na linha de pesquisa Educação e Sociedade, do Núcleo de Pesquisa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, e tem ,como objeto de análise a fundação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil Sua questão central é a gênese dos Cursos de Formação de ,Professores de Educação Física e Desportos, privilegiando as relações de dependência da Educação Física com a política do Estado Novo e seus protagonistas, os militares, captando ,os elementos que constituem a essência historicamente construída e suas implicações sobre a Educação Física no Brasil O estudo conclui que a relação de proximidade da ENEFD com a política do Estado Novo representou um estímulo sem igual na difusão e massificação da Educação Física brasileira. Nos anos iniciais da ENEFD, foram lançadas as bases de uma concepção de Educação Física apoiadas, preponderantemente, na atividade prática preparação física, que se consolidou enquanto paradigma da aptidão física/saúde. A base material sob a qual se consolidou o nascedouro de uma instituição da relevância da ,ENEFD favorecia o desenvolvimento de uma concepção ativista, que se consolidou enquanto essência histórica, perdurando ao longo do tempo, determinando até nossos dias o ’lazer" da Educação Física brasileira. Esta concepção é recorrente na atualidade e pode ser constatada em proposições pedagógicas. O estudo revela que a Educação Física, com seus diferentes sujeitos políticos, militares, médicos, desportistas e intelectuais orgânicos, possui relações muito estreitas com os projetos do Estado. No entanto, esta subsunção não se dá mecanicamente, pois imbricam-se interesses, são forjados consensos, utilizam-se coerções, enfim, sustentam-se os projetos políticos. Historicamente, a Educação Física no Brasil tem sido indissociável na construção do projeto político hegemônico do Estado.

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