Resumo

Este trabalho apresenta um estudo desenvolvido com participantes de um programa de Escola Postural na EsEF/UFRGS. O objetivo do estudo foi refletir sobre as percepções dos participantes acerca das atividades teórico-vivenciais propostas no transcorrer do programa. O teórico-vivenciais propostas no transcorrer do programa. O estudo foi composto por dez participantes voluntários e as informações coletadas foram obtidas através de entrevistas semi-estruturadas, memoriais descritivos, e notas de campo. As explicações teóricas a respeito da estrutura ósteo-articular despertaram-lhes o interesse de observarse e pensar-se mais nas atividades de vida diária. Os exercícios (alongamento, mobilização e percepção corporal) possibilitaram que os participantes percebessem suas limitações e melhorassem sua capacidade de movimento. As atividades lúdicas foram consideradas relevantes à integração e descontração do grupo. As atividades de relaxamento foram referenciadas durante todo o programa como um momento que facilitou o bemestar. Em suma, a combinação de explicações teóricas e vivências corporais mostrou-se benéfica aos participantes no que se refere ao conhecimento de si.

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