Escola Postural: Uma Metodologia Adaptada Para Crianças
Por Cláudia Tarragô Candotti (Autor), Carla Harzheim Macedo (Autor), Matias Noll (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi desenvolver junto às crianças do Projeto Escolinhas Integradas Airton Senna, um programa de Escola Postural com metodologia adaptada para crianças. A amostra foi constituída por 28 crianças e dividida em grupo controle e experimental. Foram realizadas três avaliações: (1) Avaliação da Postura Estática, (2) Avaliação da Postura Dinâmica (atividades da vida diária – AVDs), (3) Questionário sobre o conhecimento da coluna vertebral e (4) questionário sobre a importância da Escola Postural e o sentido do slogan: “puxe o fio de prumo e sorria” (respondido apenas pelas crianças do grupo experimental). A metodologia da Escola Postural foi desenvolvida somente com o grupo experimental. Os resultados demonstraram que: (1) quanto ao realinhamento da postura estática, não houve diferença significativa entre pré e pós-experimento, para ambos os grupos, experimental e controle; (2) quanto às posturas dinâmicas, somente o grupo experimental apresentou diferença significativa (p