Editora UNESCO. Brasil 2004. 116 páginas.

Sobre

CARTA AOS PROFESSORES

Prezada professora, prezado professor,

É com muita satisfação que trazemos a você a versão resumida do livro "Escolas Inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas". Publicado originalmente em 2003, apresenta um estudo sobre experiências desenvolvidas em escolas públicas das regiões metropolitanas de quatorze unidades da Federação. Essas escolas têm em comum o fato de realizar projetos culturais, artísticos e esportivos, de cunho educacional, nao só durante as aulas, mas também fora desses horários, oferecendo uma rica mostra das muitas possibilidades de inovação. No dia-a-dia, essas ações contribuem para a construção de uma educação mais prazerosa e para a prevenção e diminuição da violência em áreas afetadas por esse problema, notadamente entre os jovens.

Nesse trabalho, mais do que apontar as dificuldades com que se defrontam as escolas brasileiras, abordam-se alternativas encontradas para superar questões como violência, evasão e desinteresse pelo estudo. Valores relacionados à qualidade da relação entre aluno, diretor, professor e a comunidade são trabalhados de forma a incentivar a participação de todos na gestão, segundo uma perspectiva democrática e cidadã. O diálogo mostra-se como peça fundamental nesse processo, que também incorpora à vida escolar expressões culturais dos jovens alunos, freqüentemente ignoradas nas práticas curriculares convencionais.

Certamente, as experiências aqui retratadas irão somar-se ao Programa do Governo Federal "Escola Aberta: Educação, Trabalho, Esporte e Cultura para a Juventude" e a muitas outras que acontecem em escolas de todo o país. Seus resultados são positivos e, por si só, devem ser socializados e justificam nossa convicção de que vale a pena ousar com os olhos voltados a uma escola capaz de se renovar a cada dia.

Boa leitura!

Francisco das Chagas Fernandes Secretário de Educação Básica.

José Henrique Paim Fernandes  Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 

Arquivo