Escolinha de Ginástica: Influência do Ensino Privado ou Público no Nível Motor das Alunas
Por Aline de Souza Caramês (Autor), Andressa Ferreira da Silva (Autor), Daiane Oliveira da Silva (Autor), Mara Rubia Antunes (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 13, n 1, 2014. Da página 87 a 95
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida juntamente com o projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) intitulado “Escolinha de Ginástica: A Cultura do Movimento Artístico e Rítmico”. Este enfoca as modalidades de Ginástica Artística e a Ginástica Rítmica para crianças do município de Santa Maria. O objetivo do estudo foi verificar a melhora no desenvolvimento motor de alunas praticantes dessas modalidades. A pesquisa foi desenvolvida com alunas do projeto cujas faixas etárias foram de 8 a 10 anos, e que realizaram pré-testes referentes a elementos que compunham a ginástica (rolamento para frente, equilíbrio no avião, caminhada direcionada na trave de equilíbrio e apoios invertidos), levando em consideração a instituição de ensino das alunas (pública ou privada). Após 25 sessões com atividades gímnicas, foram aplicados os pós-testes. Ficou evidenciado um maior desempenho motor das alunas de escolas públicas nos testes de equilíbrio no avião (45%) e apoios invertidos (44%). As alunas de escolas privadas tiveram melhora no teste de equilíbrio no avião em relação às escolas públicas (66%). Todavia, foi constatado que as crianças das escolas privadas não obtiveram nenhuma evolução no teste da caminhada direcionada na trave de equilíbrio.