Resumo

Essa é uma pesquisa que pretende investigar a presença do Escotismo no Departamento Primário do Instituto Metodista Granbery de Juiz de Fora entre 1927 e 1932 e sua participação na formação do aluno do colégio. Assim como o primeiro regulamento da instituição, as formulações educacionais de época (Escola Nova) traziam uma proposta que defendia uma educação integral do aluno (moral, intelectual e física). Na tentativa de uma aproximação com o cotidiano das ações escoteiras nas escolas juizforanas, elegemos o Instituto Metodista Granbery que organizou o grupamento escoteiro “Cayuás”. Para tanto, analisamos os documentos encontrados no arquivo da instituição, tais como as atas dos escoteiros do Granbery, fotos e os periódicos “O Granbery” e “A Bandeira Cayuás”. O desenvolvimento do estudo ampliou nossas compreensões sobre as necessidades políticas, sociais e culturais que fundamentaram a chegada do Instituto Granbery em Juiz de Fora, a inserção na instituição do Movimento Escoteiro e as relações com o pensamento escolanovista e com a concepção de ensino pensada pelo colégio. Nosso principal resultado indica que o Escotismo foi entendido pelos dirigentes granberyenses como um recurso adequado para a formação dos filhos da elite de Juiz de Fora, contribuindo, especialmente por seu viéis moral, para a educação integral do granberyense.

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