Escritores da Liberdade: a Escola Contemporânea na Linguagem Cinematográfica
Por Layla Mariana Maiante Pinto (Autor), Alda Lúcia Pirolo (Autor), Deiva Mara Delfini Batista Ribeiro (Autor), Telma Adriana Pacífico Martineli (Autor), Juliana Vieira Marques (Autor), João Jorge Silva Neto (Autor), Priscila Yumi Shiotani (Autor).
Em XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Este texto objetiva apresentar, a partir do projeto de pesquisa das fontes áudioimagéticas (Grupo EDUFESC/DEF/UEM), a primeira análise dos filmes acervados no projeto. Definiu-se o filme Escritores da Liberdade (2007), tendo como pauta de discussão a representação da escola contemporânea, identificando o modelo de educação/escola, a relação professor/aluno e o contexto sócio-político-cultural. O estudo foi de caráter qualitativo, por meio de uma sinopse interpretativa. Neste processo, encontramos uma escola em um contexto cujas relações sociais são mediadas pela miséria, violência e preconceito, afetando a relação professor/aluno/conhecimento, ou seja, mostrando o que os sujeitos estão vivenciando na sociedade que os produziu.