Send to Kindle


ESGRIMA

 

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

 

1841 - um aviso publicado por Manoel Dias de Pena, que se propunha a “... encinar com toda a prefeição o jogo de espada, e assim roga a todos os Snrs. que quizerem aprender esta Arte, tão útil a mocidade, se dirija a esta Typographia que se dirá aonde mora o annunciante”. (JORNAL MARANHENSE, n. 48, Sexta-feira, 31 de dezembro de 1841). E mais adiante, nessa mesma edição,  “Vendas – Antonio Joaquim d’Araújo Guimarães & Sobrinhos tem para vender .... espadas com copos dourados ...”. JORNAL MARANHENSE, n. 48, Sexta-feira, 31 de dezembro de 1841). (Grifos nossos).

1900 - "...um esplêndido exercícios na educação dos músculos; a ginástica e a esgrimagem, um meio excepcional para desenvolver todo o corpo de forma racional e completa. Tudo isso era muito importante, e até era um princípio filosófico, porque ensejaria a formação do um corpo bem desenvolvido, proporcional e harmonioso....". (MARTINS, 1989, p. 229-30).

1907 - Nhozinho Santos funda um “club sportivo” nos terrenos da sua Fábrica Santa Isabel – o Fabril Athetic Club -, introduz várias atividades esportivas. Nos festivais esportivos realizados aos domingos, havia a presença de crianças e jovens estudantes que, do exemplo dos mais velhos, vinham a participar dessas matinées. Assim, no dia 26 de dezembro daquele ano, é registrada uma partida de futebol entre alunos da Escola de Aprendizes Marinheiros, como parte de sua preparação física. O futebol, além de outras modalidades e atividades, principiava a se utilizado como prática de educação física nas escolas: "Aprendizes Marinheiros: "Hontem, às 4 horas da tarde, os aprendizes marinheiros, fizeram exercícios de 'foot-ball' na arena do Fabril Athletic Club e um assalto simulado de florete, sob a direção do respectivo instructor da Escola. "Os alumnos revelaram-se disciplinados e agiram com muito garbo e desembaraço. "Domingo próximo, às 5 horas da manhã, haverá novo exercício no mesmo local". (O MARANHÃO, 26 de dezembro de 1907).

ATUALMENTE -  não há registro de prática desde a década de 1910.

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.