Resumo

A Esgrima em Cadeira de Rodas nasce por meio da adaptação das estruturas de equipamentos e organização da Esgrima Convencional, com o fim de viabilizar a prática da modalidade por pessoas com deficiência física. Apesar de se tratar de um novo. modelo de Esgrima em forma adaptada, a Esgrima em Cadeira de Rodas não se diferencia da Esgrima Convencional, no que concerne ao jogo das armas, no âmbito do duelo esportivo. No entanto, devido ao fato da pessoa com deficiência apresentar uma condição funcional diferenciada, isso terminou por criar algumas características particulares e exclusivas de realização do movimento técnico na Esgrima. Diante de tal fator, deduzimos que pensar o ensino da Esgrima para pessoa com deficiência física somente pela ótica dos métodos comuns a Esgrima Convencional, em certa medida, pode limitar as condições de aprendizado destes indivíduos, nessa modalidade. Daí a importância dos métodos de ensino na Esgrima em Cadeira de Rodas serem estruturados a partir das dimensões e realidade da própria modalidade adaptada e condição funcional do aluno com deficiência e não o inverso. Tendo em foco a pedagogia de ensino e desenvolvendo-se sob a perspectiva de um estudo do tipo qualitativo, a presente investigação teve por objetivo caracterizar a Esgrima em Cadeira de Rodas visando propor indicadores pedagógicos para intervenção de ensino, na modalidade. Para tanto, o corpo de discussão do estudo foi desenvolvido a partir de três focos: o primeiro, Esgrima em cadeira de rodas no Brasil (2002 a 2008), aborda o processo histórico de desenvolvimento desta modalidade no país, a partir de sua implantação no ano 2002. O segundo: Características da Esgrima em cadeira de rodas, busca delinear as particularidades de desenvolvimento dos equipamentos e jogos, bem como algumas características que definem o praticante com deficiência. O terceiro e último Capítulo: Pedagogia de ensino na Esgrima em cadeira de rodas, apresenta os fundamentos básicos da modalidade, com orientações pedagógicas para a iniciação do aluno com deficiência física. 

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