Espaço Aberto - o Programa Nacional de Bolsa Escola e as Ações Afirmativas no Campo Educacional
Por Ana Lúcia Valente (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 24, 2003. Da página 165 a 182
Resumo
Analisa o Programa Nacional de Bolsa Escola, com base no acompanhamento das primeiras iniciativas e desdobramentos, de agosto de 2001 a novembro de 2002, procurando sustentar a opinião de que foi idealizado como proposta educacional de ampla envergadura, que ultrapassa os muros da escola. Em pelo menos três níveis essa proposta se realiza: ao favorecer o acesso e a permanência de crianças pobres à escola, empreende ações afirmativas de cunho universalista; ao exigir o desenvolvimento de ações socioeducativas, pode promover atividades que valorizem a diversidade cultural das populações locais; e ao propor o acompanhamento das ações por um conselho formado por membros da comunidade, encaminha um processo de construção da cidadania. Palavras-chave : bolsa escola; política de ação afirmativa