Espaço Escolar e Gênero. o Caso do Departamento de Cultura Física da Universidad Nacional de La Plata (1929-1946)
Por Pablo Kopelovich (Autor).
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o uso de espaços diferenciados para a prática de exercícios físicos entre 1929 e 1946, a cargo do Departamento de Cultura Física, por estudantes do sexo masculino do Colegio Nacional e alunas Colegio Secundario de Señoritas, instituições do ensino médio na Universidad Nacional de La Plata. A partir de uma metodologia qualitativa, é realizado um estudo de caso, utilizando várias fontes. Verifica-se que os homens ocupavam espaços amplos e abertos no ambiente natural, com boas condições de construção, enquanto as mulheres o faziam em espaços pequenos e fechados, dentro da escola, com problemas de construção. Concluímos que os espaços diferenciados contribuíram para vincular as mulheres í esfera privada e í s atividades passivas, estabelecendo objetivos macropolíticos ligados í mãe e relacionando os homens ao espaço público, relacionando-os í s atividades que implicavam maior atividade, responsabilidade e autonomia. O espaço fazia parte de um currículo sexualizado e de gênero, estabelecendo universos morais e cinéticos desiguais.