Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o uso de espaços diferenciados para a prática de exercí­cios fí­sicos entre 1929 e 1946, a cargo do Departamento de Cultura Fí­sica, por estudantes do sexo masculino do Colegio Nacional e alunas Colegio Secundario de Señoritas, instituições do ensino médio na Universidad Nacional de La Plata. A partir de uma metodologia qualitativa, é realizado um estudo de caso, utilizando várias fontes. Verifica-se que os homens ocupavam espaços amplos e abertos no ambiente natural, com boas condições de construção, enquanto as mulheres o faziam em espaços pequenos e fechados, dentro da escola, com problemas de construção. Concluí­mos que os espaços diferenciados contribuí­ram para vincular as mulheres í  esfera privada e í s atividades passivas, estabelecendo objetivos macropolí­ticos ligados í  mãe e relacionando os homens ao espaço público, relacionando-os í s atividades que implicavam maior atividade, responsabilidade e autonomia. O espaço fazia parte de um currí­culo sexualizado e de gênero, estabelecendo universos morais e cinéticos desiguais.

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