Resumo

 O presente estudo de caráter qualitativo tem como objeto de investigação a apropriação de museus de cultura popular como espaços de lazer, tomando como referência de análise a Casa de Nhozinho e a Casa da Fésta, espaços museais localizados no Centro Histórico da cidade de São Luís, Maranhão. Entende-se que os espaços museológicos se configuram como espaços de lazer por excelência, referenciados e publicizados pelas possibilidades de fomentar atividades educativas e turísticas significativas, embora esta função lúdica seja pouco considerada e percebida como parte do contexto museal. Nesta perspectiva, o estudo traz uma contribuição para o debate quanto à promoção e ao (re)aproveitamento das potencialidades do Centro Histórico ludovicense com base neste recorte específico, qual seja: as experiências de lazer de visitantes nos espaços museais de cultura popular de São Luís. Adota-se um encaminhamento teórico na perspectiva de autores como Dumazedier, Gomes, Marcellino, Poulot, Canclini e Bourdieu, fundamentando a discussão entre as categorias museu, espaços de cultura popular e lazer. O percurso do estudo contemplou também uma pesquisa de campo da qual participaram 42 sujeitos, dentre visitantes e gestores dos museus referidos. Os dados coletados foram tratados e analisados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os principais resultados evidenciaram que para ambos (visitantes e gestores), os locais investigados (Casa de Nhozinho e Casa da Fésta) são compreendidos como espaços de lazer, visão expressada pelo que o museu proporciona em sua totalidade: conhecimento, diversão e entretenimento. Especificamente sob o olhar dos visitantes a visita representa uma atividade de lazer cujo principal fator motivacional foi o interesse em conhecer a cultura popular local. Portanto, o estudo revelou que os museus, enquanto espaços propícios à cultura popular, são apropriados como espaços de lazer subsidiados nas próprias leis e diretrizes que norteiam seu funcionamento e atuando como ambientes que facultam a interação entre a educação e o lúdico.

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