Resumo

Mateus Freitas Teixeira destaca cuidados para exercícios em meio a poluição

A poluição do ar vem de uma variedade de fontes primárias, incluindo fontes naturais (como poeira e pólen), queimadas florestais, fontes estacionárias (como emissões industriais), fontes móveis (por exemplo, escapamento de carro). Além disso, poluentes secundários podem ser criados a partir da modificação de poluentes primários. Ao considerar os efeitos na saúde e no desempenho, não devemos tratar a poluição do ar como um único estressor homogêneo. Na verdade, é uma mistura de gases, líquidos e sólidos em constante mudança que varia dependendo de uma variedade de fatores, incluindo a fonte, localização, hora do dia, estação e clima.

O Brasil vem sofrendo com a poluição do ar decorrente de queimadas florestais. O artigo https://physoc.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.14814/phy2.16005 faz uma revisão dos efeitos da poluição para saúde e nos exercícios físicos.

Os efeitos negativos da poluição do ar na saúde são claros. A exposição crônica à poluição do ar aumenta o risco de mortalidade, demência, diabetes tipo 2, câncer de pulmão, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica.

 

 

Acessar