Resumo

O objetivo do presente trabalho foi investigar as representações da ginástica e do esporte, no início do século XX, no Rio de Janeiro, enquanto espetáculo de massa, em duas instituições distintas, o Colégio Salesiano Santa Rosa (CSSR) e a Associação Brasileira de Educação (ABE). Buscamos responder a seguinte questão: como os valores imbricados à ginástica e ao esporte estariam dialogando com os interesses católicos e laicos das respectivas instituições? Partimos da hipótese de que essas instituições, ainda que tencionando seus interesses com as prerrogativas da ginástica e do esporte, tomaram essas práticas para si com o intuito de se fazerem modernas. O CSSR, integrante da Congregação de São Francisco de Sales fundada por Dom Bosco, foi inaugurado em Niterói em 1883, tinha como objetivos educar baseado na religião e instruir profissionalmente a população infanto-juvenil. A ABE, fundada e organizada por vários intelectuais em 1924, no Rio de Janeiro, tinha como objetivo promover a difusão e o aperfeiçoamento da educação. Diversas ações com o intuito de ganhar apoio popular e credibilidade, tanto no CSSR quanto na ABE, serviram de instrumentos para a legitimação social. Uma dessas diversas ações eram as apresentações em praças públicas e estádios. Os eventos públicos eram espaços onde as instituições podiam mostrar à sociedade que os seus projetos educacionais eram modernos. Nas apresentações, duas práticas corporais ganharam destaque: a ginástica e o esporte. Para a interpretação e a constituição da presente narrativa, o acesso ao acervo histórico das instituições foi de suma importância. No CSSR o diálogo foi realizado por meio de anuários escolares, materiais iconográficos e documentos escolares que recontaram o trajeto histórico dos estabelecimentos. Na ABE o diálogo foi realizado através de relatórios da própria instituição e reportagens presentes nos jornais que circulavam no contexto fluminense no período selecionado. A presença da ginástica e do esporte demonstra que a educação dos corpos tem lugar privilegiado em um projeto educacional marcado pela higiene, civismo e a religiosidade. A ginástica e o esporte, juntamente com os seus valores, foram utilizados para legitimar duas instituições distintas, que buscavam um objetivo comum: educar a população. Os missionários salesianos e os intelectuais da ABE criaram diversas estratégias para conseguir alcançar a credibilidade social. As apresentações em eventos públicos e a abertura da instituição para o povo foram pontos-chave dessa conquista popular. Dentro dessas ações, a ginástica e o esporte apresentaram-se como principais protagonistas nos espetáculos de massa proporcionados pelas instituições.