Esporte 4.0 - Bases Teóricas da Gestão do Conhecimento, Caminhos e Perspectivas
Por Heglison Custódio Toledo (Autor), Gustavo Bernardino de Oliveira (Autor), Danilo Reis Coimbra (Autor), Maurício Bara Filho (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 5, n 1, 2020.
Resumo
O desenvolvimento do esporte no cenário atual requer algumas adaptações, reflexões e compreensões acerca da nova era, presente nas relações humanas, de negócios, de estruturas, assim como, nas relações esportivas e em todas as esferas que compõem o esporte. Os pressupostos obtidos na literatura sobre o tema investigado fornecem uma riqueza de informações, as quais permitem inúmeros desdobramentos e direções em relação aos caminhos e perspectivas do Esporte 4.0. Tal é a importância de se fundamentar o momento atual que podemos direcionar e até mesmo indicar o ambiente do Esporte 4.0, ou seja, o domínio das relações esportivas e tecnológicas, permite nortear todo o processo de condução ao avanço tecnológico e suas ramificações, não a partir de comportamentos existentes e sim nos comportamentos em transformação. A conduta prática observada no mercado, impõe uma série de dúvidas e questões acerca do modelo em vigência. O conceito do Esporte 4.0 pressupõe um modelo de desenvolvimento da rede que evoluirá para uma base de conhecimento, para a qual, ainda não se está preparado, porém a importância de se discutir e refletir sobre essa nova dinâmica, permitirá que o entendimento do fenômeno esporte esteja em outro patamar. O caminho já se estabeleceu, diferentes áreas já apontam suas direções, caso da indústria 4.0, a internet 4.0 e o marketing 4.0 que sinalizam direcionamentos aos quais as mudanças estão em curso, cabe ao Esporte, perceber e projetar-se para essa nova era que se apresenta, a alavanca da conectividade que impulsiona e modifica os comportamentos. Nesse sentido, apontar a era do Esporte 4.0 permite entender papéis mutáveis do esporte concebido no ambiente tradicional ao modelo que os novos tempos indicam. O conceito do Esporte 4.0 se materializa na elaboração de um modelo de negócios por meio do aplicativo JFVôlei, desenvolvido para engajamento de fãs e monetização por meio de parcerias via aplicativo. A contribuição do modelo de negócio e utilização do aplicativo é uma das inúmeras opções e transformações que a era 4.0 pode trazer e efetivar nesse cenário. O Esporte 4.0 é uma realidade, cabendo reflexão, entendimento e ações que possam indicar novos caminhos e cenários na formação, capacitação e realização dos diversos setores que estão envolvidos no esporte. Este estudo trata-se de um material cuja natureza se caracteriza por uma investigação teórica, em que a revisão de literatura e a metodologia seguem, em linhas gerais, o roteiro de uma pesquisa de revisão de literatura, ou seja, a identificação, localização e obtenção do material para estabelecer questões e propostas relevantes que contribua m para o crescimento conceitual do Esporte 4.0. Este estudo indica diversos desdobramentos na era 4.0 nesse ambiente, o esporte manifesta-se como um fenômeno já em transformação e que, nos próximos anos, se verá uma nova realidade, ainda não conhecida que irá transformar a relação de trabalho no esporte, assim como nas demais atividades correlatas