Esporte Adaptado: Abordagem Sobre os Fatores Que Influenciam a Prática do Esporte Coletivo em Cadeira de Rodas
Por Anselmo de Athayde Costa e Silva (Autor), Renato Francisco Rodrigues Marques (Autor), Luis Gustavo de Souza Pena (Autor), Sheila Molchansky (Autor), Mariane Borges (Autor), Luis Felipe Castelli Correia de Campos (Autor), Paulo Ferreira de Araújo (Autor), João Paulo Borin (Autor), José Irineu Gorla (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 27, n 4, 2013. Da página 679 a -
Resumo
Este ensaio suscita uma discussão acerca da complexidade do esporte adaptado, diante da forma reducionista como o fenômeno tem sido definido ao longo do tempo. Entende-se que este é um construto complexo e, portanto, a abordagem para o seu entendimento deve ser de pensamento complexo. Foram discutidos os vários aspectos relacionados à prática do esporte pelas pessoas com deficiência e como os trabalhos devem ser conduzidos neste campo. Embora o esporte adaptado tenha efeitos positivos sobre variáveis como reabilitação e inclusão social, este não pode ser definido apenas com base nestas questões e sim como um fenômeno complexo e abrangente.
PALAVRAS-CHAVE: Esporte; Deficiência; Treinamento