Resumo

A prática de esportes adaptados proporciona diversos benefícios as pessoas com deficiência, mesmo que não se tornem atletas. Ela é uma relevante ferramenta na ação mediadora do professor para o desenvolvimento de práticas inclusivas nas aulas de Educação Física Escolar. Buscou-se então investigar a produção científica sobre o Esporte Adaptado como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar. Foram realizadas buscas no Periódico Capes, na revista Adapta e na revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Os resultados encontrados foram de 12 estudos dentro da temática estudada. A maioria destes caracterizaram-se como estudos qualitativos, dentro dos quais a modalidade relato de experiência juntamente com a pesquisa de campo se apresentaram como grande suporte para a socialização de experiências com o esporte adaptado na escola. Já as modalidades discutidas e exploradas nas aulas incluíram: atletismo, o goalball, o vôlei sentado, o basquete em cadeira de rodas, a bocha paralímpica, o futebol de 5, a natação e o parabadminton. Ainda foram elencados benefícios e desafios na utilização do esporte adaptado como conteúdo no ambiente escolar. A pesquisa levantou relevantes discussões sobre a temática.

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