Esporte: Aprender Brincando no Ensino Fundamental
Por Marianna S Gonçalves Ferreira (Autor), Tiago Barbosa do Nascimento (Autor), Adriane Corrêa da Silva (Autor), Mônica Pereira Raulin (Autor), Amanda Souza da Silva (Autor), Natan Mattos de Brito (Autor), Paula Gadelha Rodrigues (Autor), Vitor G Felisberto da Costa (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente artigo tem como finalidade estudar o esporte através das brincadeiras, enquanto ferramenta no processo de ensino e aprendizagem para as crianças no ensino fundamental. Tendo em vista que o ato de brincar é de fundamental importância para a iniciação esportiva. A metodologia qualitativa deu suporte ao processo através de um registro detalhado por meio do uso de instrumentos de áudio e outros meios de evidências documentada através da análise de dados e entrevistas para enriquecimento da ferramenta, através de um professor e alunos de uma escola da rede pública do município de Rio Branco/AC e acadêmicos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Acre. Diante do exposto a coleta apresentou dados significativos para o embasamento, quanto a compreensão do tema proposto e sua ressignificação no ambiente escolar, visto que a partir das práticas culturais, entre elas o brincar estaremos possibilitando habilidades essenciais para a formação do cidadão. Fica evidenciado que o desenvolvimento e aprendizado voltados para a construção lúdica do esporte através do brincar, auxilia no processo de apropriação cultural da criança em suas capacidades motoras, intelectuais, afetivas e de relacionamento interpessoal. Contudo o aprendizado somente irá ocorrer se o professor souber utilizar de forma adequada as brincadeiras, realizando a ligação com o esporte. Podemos concluir que as brincadeiras sistematizadas no esporte são fundamentais na formação do cidadão, pois as habilidades proporcionadas darão base para outras atividades esportivas e para a vida inteira.