Resumo

Trata-se de um trabalho na área de Educação Física escolar com uma
proposta de inclusão e metodologia de ensino de Esportes de Aventura
(E.A.), especificamente no Ensino Médio. Já na introdução é colocada a
relevância do tema, em se tratando de vivências que vêm crescendo em
uma parcela da população que busca "algo a mais" em suas vidas, um contato
com novas emoções e a aproximação com a natureza e conseqüente
preservação desta. Em se tratando de inclusão de um conteúdo na escola,
este deve ser sistematizado e discutido dentro do momento atual por que
passa o meio escolar e o Ensino Médio. O ineditismo do tema: Esportes
de Aventura na Escola, já justificaria esse estudo, engrandecido ainda mais
por uma proposição de metodologia de ensino já utilizada numa escola
pr ivada de Campina s há c e rc a de 1 0 anos e todo um unive rso de
possibilidades interdisciplinares e de contextualização para os adolescentes.
Essa metodologia foi analisada através de pesquisa qualitativa de abordagem
participativa, com coleta de dados através de questionários e/ou relatos
das aulas por meio de filmagens e descrições das atividades desenvolvidas.
Essas estratégias serviram para comprovar as seguintes afirmações: a)Este
conteúdo é relevante para a ação educativa do adolescente nas aulas de
Educação Física. b)Ele pode deixar as aulas mais atraentes e interessantes
para os alunos do Ensino Médio. Desta forma achamos podermos
contribuir para o "fazer pedagógico" dos docentes do Ensino Médio se
tornar ainda mais interessante, contribuir para realizar os eixos preconizados
pelas DCNEM desse setor da educação básica e inserir mais um conteúdo
significativo no ensino público e privado.

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