Esporte, Cidadania e Educação: Relações Possíveis no Projeto Esporte Talento
Por Edmilson Silva de Oliveira (Autor), Rita de Cássia Garcia Verenguer (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Atualmente o Esporte tem chamado atenção devido a importância que
vem sendo dado a ele na sociedade contemporânea. Atribui-se a ele um
sem-número de possibilidades sociais. Tal importância se manifesta tanto
no aspecto pessoal quanto institucional. O esporte é um assunto de grande
interrogação acadêmica, mergulhado em profundas discussões quanto a
sua terminologia, características e objetivos. O Projeto Esporte Talento,
vinculado ao Instituto Ayrton Senna e realizado nas depêndencias do Centro
de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, é uma destas
instituições que apostam no valor educativo do Esporte e ao desenvolver
um trabalho com crianças e adolescentes, procura-se ampliar as condiçoes
educativas e de cidadania desta população. Utilizam para isso o Esporte
c omo e i xo e s t ru t u ra d o r d a s a ç õ e s s ó c i o - e d u c at iva s. De s t a fo rma ,
compreender o fenômeno Esporte e suas relações com a cidadania e a
educação tornam-se o desafio desta pesquisa. Assim, definimos como
objetivos: a) discutir o conceito de esporte; b) avaliar a relação do Esporte
enquanto fenômeno educativo realizado no Projeto Esporte Talento. Para
tanto, foram entrevistados 4 coordenadores, sendo dois formados em
Educação Física e dois em Esporte, utilizando como instrumento de coleta
a entrevista semi-estruturada. Os dados das entrevistas foram analisados
através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos podemos ressaltar
que os entrevistados têm alguma dificuldade em definir o termo Esporte,
coincidindo com a literatura. Sobre o aspecto educacional do Esporte, os
entrevistados salientam que ele pode ser uma excelente ferramenta educativa
desde que os objetivos traçados tenham essa preocupação. Em conclusão,
podemos considerar que ao se atribuir ao fenômeno Esporte adjetivos como
educacional, para a cidadania ou social não podemos esperar, por si só,
que isto irá acontecer, pois é preciso ter clareza nas intenções.