Resumo
O principal objetivo deste estudo é debater questões que emergem das relações entre o esporte de competição e a educação. As etapas e os procedimentos utilizados nesta pesquisa foram: 1) Construção de um corpo teórico acerca do assunto; 2) Utilização da técnica "histórias de vida" para a coleta de dados; 3) Análise crítica dos conteúdos apresentados. A linha básica de argumentação foi, de início, discutir conceitualmente a educação, refletindo sobre a educação formal e não-formal e, em continuidade, a educação permanente. Em seguida, investigou-se o esporte a partir de uma abordagem sociológica, valorizando uma posição antropocêntrica, entendendo seu caráter dialético, sua caracterização e seu significado, enquanto veiculador de valores. O passo seguinte foi discutir a relação do esporte com a educação, centrando o estudo no adolescente e no seu envolvimento com o esporte competitivo. Por fim, o estudo de caso, com sujeitos que passaram pelo esporte em Campinas-SP, permitiu explicitar algumas relações dessas vivências com o tema proposto. A análise dos conteúdos das entrevistas forneceu pistas para interpretar esse universo específico. A partir dessas análises foram apontadas algumas possibilidades, indicando que o problema levantado, ao longo do estudo, não permite afirmar universalmente que esporte de competição é educação. A questão é polêmica e deve ser tratada em sua contraditoriedade, sem escamotear dificuldades teóricas e conceituais.