Resumo

No que tange as aulas de Educação Física, o esporte é temática protagonista. O presente estudo objetivou investigar o modelo pedagógico utilizado pelos professores de Educação Física da rede municipal de ensino da cidade de Barracão, PR, utilizando para fundamentação da pesquisa um estudo descritivo de natureza qualitativa. A amostra da pesquisa foi constituída por 4 professores pertencentes a rede municipal de ensino do município, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, observação simples das aulas e diário de campo. Posteriormente, os resultados foram manuseados através de uma análise de conteúdo. Observou-se a escolha predominante ao “Esporte Da Escola”, no entanto somente metade dos indivíduos apresentou um emparelhamento com sua prática pedagógica, evidenciando uma imprecisão ao domínio conceitual dos modelos de esporte, e, na contramão, o restante dos investigados equiparando a contextualização de sua prática ao “Esporte Na Escola”. É necessário o domínio e a clareza sobre ambos modelos e a ciência das consequências quando aplicados: supressivo e priorizando o jogo com códigos e sentidos da instituição esportiva (Esporte Na escola) ou democrático na busca pela participação coletiva e introduzindo o aluno no universo cultural das atividades físicas (Esporte Da escola). Foi possível se constatar que, do total da amostra, 50% dos professores se utilizaram do modelo pedagógico “Esporte Da Escola” alinhando-se ao seu discurso prévio (mesmo demonstrando imprecisão sobre domínio conceitual) e 50% usufruíram do modelo “Esporte Na Escola”, contradizendo sua fala inicial em que afirmavam a preconização sobre o modelo pedagógico democrático supracitado (percebendo-se, inclusive, rasa apropriação de conhecimento nas dissertações).

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