Resumo

Introdução: Os esportes de aventura na natureza vem se massificando cada vez mais em nossa cultura, contemplando diversos públicos, entre eles, as pessoas com deficiência intelectual. Nesse estudo, mostramos como a pessoa com deficiência intelectual se apresenta ao praticar a canoagem, esporte de aventura praticado em lagos, rios ou oceanos; e, também, como a interface educação física e esporte de aventura, enquanto, prática pedagógica, pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades adaptativas das pessoas com esse tipo de deficiência. Objetivo: Compreender como as estratégias das aulas de educação física interfere nas ações corporais das pessoas com deficiência intelectual durante as aulas de canoagem. Método: O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa, baseando-se em uma observação-participante e registrada em um diário de campo. Participaram deste estudo 11 pessoas com deficiência intelectual de uma escola de educação especial em parceria com uma escola de canogem, com idade entre 13 e 22 anos. Para interpretarmos os dados levantamos quais são os aspectos corporais e intelectuais apresentados a cerca da pessoa com deficiência intelectual; as considerações teóricas da educação física, enquanto área do conhecimento, sobre esse público específico e a investigação bibliográfica sobre a interface esportes de aventura e deficiência intelectual. Resultados: Pode-se observar durante o estudo que os processos pedagógicos sugeridos e incorporados durante a ação docente durante as aulas de canoagem contribuíram para o sucesso das atividades, bem como, para o aprendizado dos conteúdos apresentados ao grupo.