Resumo

Reconhecendo o desafio de romper com a tradição tecnicista e com o atual cenário de desinvestimento pedagógico, percebido no conhecido “rola bola”, buscamos com esse estudo apontar alternativas para a inovação da abordagem didático-pedagógica do conteúdo Esporte nas aulas de Educação Física escolar. O objetivo dessa pesquisa foi implementar um processo de ensino e aprendizagem do esporte de invasão nas aulas de educação física, pautado nas novas tendências da Pedagogia do Esporte de forma articulada às recomendações da BNCC. Mais especificamente, analisar as potencialidades, as dificuldades e os desafios da implementação de uma proposta de ensino do Futsal pautada nas intenções táticas e nos jogos condicionados. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Natal/RN com uma turma de 6º ano do ensino fundamental. O método de pesquisa qualitativa adotado foi a Etnografia da Prática Escolar. Para coleta dos dados foram utilizados o questionário aberto, o diário de aula e o grupo focal, sendo os dados obtidos tratados por meio da análise de categorias de codificação proposta por Bogdan e Binken (1994). Dentre as potencialidades identificadas destacamos: definição de expectativas de aprendizagem alinhada aos saberes prévios dos alunos; capacidade de interação entre os saberes conceituais e corporais, assim como a possibilidade de sistematização dos elementos técnico-táticos inerente ao esporte de invasão ao longo dos anos da educação básica; participação ativa do alunos na resolução das situações-problemas geradas pelos jogos condicionados e atuação docente na mediação de sua compreensão tática; utilização da avaliação processual como aliada no processo de ensino e  aprendizagem. Dentre as dificuldades identificadas durante a implementação da proposta, destacamos: número excessivo de alunos por turma; escassez de material didático; tempo pedagógico reduzido para atingir os objetivos propostos; desequilíbrio nos conhecimentos prévios entre os alunos; inexperiência do professor-pesquisador e dos alunos na utilização da metodologia no contexto das aulas de Educação Física. Porém, constamos que nenhuma dessas dificuldades estão diretamente relacionadas as premissas das novas tendências da pedagogia do esporte, mas principalmente às condições objetivas do próprio contexto da educação física escolar. O desafio principal a ser enfrentado está relacionado ao processo de formação inicial e continuada de professores para que estes possam ser capacitados e se apropriar de novas competências ligadas as novas tendências da Pedagogia do Esporte, visando propiciar ao aluno uma educação esportiva significativa, que lhe permita o desenvolvimento de competências para usufruir de diferentes modalidades relacionadas ao esporte coletivo de invasão com proficiência e incorporar essas práticas corporais em sua vida para os fins que desejarem. Concluímos que esse estudo apontou uma alternativa de inovação no trato pedagógico do esporte de invasão Futsal nas aulas de Educação Física, ao propor o ensino pautado na compreensão dos princípios operacionais e intenções táticas através dos jogos condicionados. Ofereceu a possibilidade de uma participação ativa dos alunos, assim como a interação entre diferentes dimensões do conhecimento.

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