Resumo

O cinema, o esporte e a escola são símbolos da modernidade, de uma era pautada no visual, no espetacular, no movimento pela cena pública das cidades. Enquanto práticas que dialogam as imagens do esporte são cinematográficas e o cinema tem representado em profusão tais imagens. No âmbito escolar, espaço criado pela modernidade para a formação oficial das crianças e jovens, o esporte é uma de suas práticas correntes, ainda que valorizado somente no aspecto da formação de equipes para competições escolares. O cinema na escola, por sua vez, é apenas usado como ilustração ou para preencher o tempo ocioso. Por entender que cinema e esporte podem realizar um diálogo mais profícuo no seio escolar e partindo de experiências realizadas no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, o objetivo deste texto é propor uma forma de trato pedagógico com o cinema na escola que se oriente a uma educação esportiva. A proposta conclui que uma educação esportiva através da arte deve envolver a escola em diálogos interdisciplinares, em espaços propícios para a assistência dos filmes e para debates estimulantes, haja vista que a busca do equilíbrio entre razão e sensibilidade é o caminho para a autonomia.

Acessar Arquivo