Resumo

É com dupla satisfação que participo desta mesa cujo tema é Esporte e Ideologia. 
Primeiro pelo convite que me foi feito pela comissão organizadora do seminário e, em especial, pela Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF). Segundo porque, quando fui membro da ExNEEF, participei da organização daquele que poderíamos chamar de o primeiro Seminário sobre Movimento Estudantil e Esporte. 
E, é nesta perpectiva que eu gostaria de abordar o terna, ou seja, falando sobre o trabalho até aqui desenvolvido pelo Movimento Estudantil (ME) na busca de uma visão dialética da sua relação com o esporte, e do próprio esporte enquanto fenômeno social. 
Antes, porém, gostaria de estabelecer alguns pressupostos para balizar a minha reflexão. 
Disse IvIarx que as " idéias dominantes são as idéias da classe dominante". Mas disto não resulta que as únicas idéias a circular na sociedade são as idéias dominantes. Tanto que existem duas, e só duas, ideologias! A ideologia burguesa (que é dominante), e a ideologia socialista. Por isto, tudo que seja afastar-se da ideologia socialista significa fortalecer a ideologia burguesa, que, por sua origem, é muito mais antiga que a ideologia socialista e conta com meios incomparavelmente mais numerosos para sua producão e veiculação na sociedade. Daí o alerta dado por Lenin: "Os homens sempre serão vítimas do engano do outro e do próprio, enquanto não perceberem por trás de todas as frases e promessas morais, religiosas, políticas e sociais, os interesses de urna ou outra classe". 

Arquivo