Esporte e Lazer Caracterização e Análise dos Grupos de Pesquisa no Brasil Que Abordam Tais Objetos
Por Bruno José Gabriel (Autor), Miguel Archanjo de Freitas Junior (Autor), Guilherme Moreira Caetano Pinto (Autor), Bruno Pedroso (Autor).
Resumo
O presente artigo, de cunho exploratório, analisa a estruturação do subcampo formado pelos grupos de pesquisa em Esporte e Lazer cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), em busca realizada no último dia do ano de 2016. Buscou-se examinar como os grupos são formados, onde estão localizados, os periódicos em que ocorrem suas produções e a vinculação dos líderes em programas de Pós-Graduação. Para tal, efetuou-se uma análise a partir das informações quantitativas fornecidas pelo DGP e currículos Lattes dos referidos líderes, subsidiados pela teoria dos campos do sociólogo Pierre Bourdieu. Conclui-se que os Grupos de Pesquisa em esporte e lazer apresentam íntima relação com a área da Educação Física, e estão distribuídos por todo o Brasil. Entretanto, a inexistência de uma cadeia de interdependência entre estes prejudica a compreensão mais precisa de como tem se desenvolvido o esporte e lazer no Brasil.
Downloads
Referências
AMARAL, S. C. F.; RIBEIRO, O. C. F.; SILVA, D. S. Produção científico-acadêmica em políticas públicas de esporte e lazer no Brasil. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 4, p. 27-40, 2014.
BARRA, A. O.; SILVA, S. A. P. S.; VITORINO, M. R. Panorama dos Grupos de Pesquisa em políticas públicas de esporte e lazer no Brasil presentes no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Licere, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 38-59, jan./mar. 2017.
BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: ______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983a. p. 89-94.
______. Trabalhos e projetos. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983b. p. 38-45.
______. Questions de sociologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984.
______. Espaço social e espaço simbólico. In: ______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 13-33.
______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia crítica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
______. Espaço social e espaço simbólico. In: ______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 8 ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 13-33.
CÁCERES, A. M.; GÂNDARA, J. P.; PUGLISI, M. L. Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 401-406. 2011.
GABRIEL, B. J. et al. Revisão crítica da literatura brasileira sobre coberturas jornalísticas esportivas do futebol feminino. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, 2019. No prelo.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2008.
GOMES, C. L.; MELO, A. V. Lazer no Brasil: trajetórias de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, v. 9, n. 1, p. 23-44, jan./abr., 2003.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo da educação superior 2016: notas estatísticas. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf Acesso em: 12 set. 2019.
MARINHO, A.; BARBOSA-RINALDI, I. P. Ginástica: reflexões sobre os Grupos de Pesquisa cadastrados no diretório do CNPQ. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 21, n. 4, p. 633-644, out./dez. 2010.
MENA-CHALCO, J. P; CESAR JUNIOR, R. M. scriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 15, n. 4, p. 31-39, dec. 2009.
PIMENTEL, G. G. A.; NUNES, T. P. R. Produção acadêmica nos estudos do lazer: comparação por estados, instituições e grupos de pesquisa. Licere, v. 19, n. 4, p. 180-200, dez. 2016.
SOUSA, D. P. et al. As produções do periódico Pensar a Prática que relacionaram os seus objetos às políticas públicas de esporte e lazer (1998-2015). Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 612-626, jul./set. 2016.
SOUZA, A. P. T.; ISAYAMA, H. F. Lazer e Educação Física: Análise dos grupos de pesquisa em lazer cadastrados na plataforma LATTES do CNPQ. Lecturas: Educación Física y Desportes, Buenos Aires, v. 11, n. 99, p. 1-1, 2006.