Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar comparativamente a relação entre a construção de projetos de modernidade e a conformação do campo esportivo no Rio de Janeiro e em Salvador, no contexto dos governos Pereira Passos (1902-1906) e J. J. Seabra (1912-1916), respectivamente. A investigação justifica-se por se tratar de duas cidades historicamente importantes para o país, bem como pela ausência de estudos correlatos. Assim, a análise comparada é o aspecto mais original deste texto. Como fontes examinamos jornais de circulação diária, como também alguns trabalhos já consolidados e publicados na área. Concluímos que no Rio de Janeiro o campo esportivo desenvolveu-se em ampla relação com o processo de modernização, enquanto na Bahia essa relação foi menos significativa, com menor desenvolvimento esportivo.

Referências

ALBUQUERQUE, Wlamira R. Santos. Deuses e heróis nas ruas da Bahia: identidade cultural na Primeira República. Revista Afro-Ásia, n.18, p. 103-124, 1996.

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. 6 ed. SP: Paz e Terra, 2007.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

COSTA, Angela Marques da e SCHWARCZ, Lilia Moritz. 1890-1914: no tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

GUNNING, Tom. O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (Orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. 2 ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

KUMAR, Krishan. Verbete Modernidade. In: OUTHWAITE, William e BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

LEITE, Rinaldo. E a Bahia civiliza-se... ideais de civilização e cenas de anti-civilidade em um contexto de modernização urbana 1912-1916. 1996. 162 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1996.

LEITE, Rinaldo. A Rainha destronada: discursos das elites sobre as grandezas e os infortúnios da Bahia nas primeiras décadas republicanas. 322 f. Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História, PUC-SP, São Paulo, 2005.

LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org). Fontes históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

MELO, Victor A. de. CidadeSportiva: primórdios do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/FAPERJ, 2001.

MELO, Victor A. de. (Org.). História comparada do esporte. Rio de Janeiro: Shape, 2007.

NEEDELL, Jeffrey D. Belle Époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

RISÉRIO, Antonio. Uma história da Cidade da Bahia. 2 ed. Rio de Janeiro: Versal, 2004.

SARMENTO, Sílvia Noronha. A raposa e a águia: J.J. Seabra e Rui Barbosa na política baiana da Primeira República. 143f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na primeira República. 2 ed. SP: Companhia das Letras, 2003.

THEML, Neide e BUSTAMANTE, Regina. História comparada: olhares plurais. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 1-23, 2007.

Acessar