Editora IEA-USP. Brasil 2019. 272 páginas.

Sobre

Apresentação

A produção de conhecimento é dinâmica, transforma-se no tempo, com os pesquisadores procurando acompanhar as mudanças e expectativas da sociedade. O fim do século XX, com a queda do muro de Berlin e a crise de paradigma, impactou fortemente em todos os aspectos da vida social e política.

Nesse leque de grandes mudanças o estudo do esporte, principalmente a partir do olhar sociológico, constitui uma das áreas que mais se expandiu. Se na maior parte do século XX o esporte aparece como objeto acanhado e secundário, a partir do final do século passado ele vai se constituir num elemento que perpassa diferentes camadas sociais, movimenta somas importantes na economia e se apresenta muito mais rico e multifacetado.

Temos assim dois movimentos distintos, que convergem e se complementam. Assistimos a uma forte transformação do papel do esporte na sociedade e da sua apropriação a partir de diferentes canais, partindo da questão midiática, passando pela dimensão econômica e chegando à própria construção da subjetividade do sujeito social. Hoje, em um jornal, vamos encontrar referências ao campo esportivo tanto na seção de saúde como nas páginas policiais, tanto no caderno de economia como no de moda. É de se esperar que esta exposição do objeto esporte venha a impactar na produção do pensamento acadêmico, procurando melhor compreendê-lo e interpretá-lo.

Arquivo