Esporte-educação Como Estratégia Para Elevar as Percepções de Competência, Inclusão e Integração de Crianças nos Diferentes Ambientes Esportivos Escolares
Por Daniel Andrade Geraldi (Autor), Edgar Zanini Timm (Autor), Norberto da Cunha Garin (Autor).
Resumo
O presente artigo é proveniente das inquietações do autor, em relação às práticas cotidianas observadas nos diferentes espaços esportivos escolares. O autor estrutura e propõe um modelo de Esporte-Educação constituído de referenciais humanizantes e de sua experiência profissional de vinte cinco anos com iniciação esportiva. Este modelo de Esporte-Educação foi aplicado em uma turma do quarto ano de um colégio particular, na cidade de Porto Alegre, RS, objetivando verificar se ele seria capaz de qualificar as percepções de inclusão, integração e competência dos alunos. Foi realizada uma pesquisa com dados quantitativos e qualitativos. As análises dos instrumentos investigativos evidenciaram uma elevação positiva nas percepções de integração e competência dos alunos, entretanto, em relação à dimensão inclusão, evidenciou-se uma variabilidade na eficácia do modelo. A conclusão da pesquisa reconheceu que o modelo apresentou-se como uma possível estratégia pedagógica eficiente para qualificar diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, nos diferentes espaços esportivos escolares.
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