Resumo

A prática esportiva escolar e os jogos esportivos escolares são atividades que se fazem presentes no cotidiano das escolas, envolvendo estudantes, professores, dirigentes educacionais, pais, funcionários, políticos e comunidade em geral. Entende-se que tais atividades sejam planejadas, executadas e avaliadas conforme uma política educacional fundamentada em pressupostos pedagógicos e educacionais. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar sobre a presença dos aspectos pedagógicos e de formação humana, no planejamento e na prática esportiva escolar, bem como nos jogos escolares em uma escola da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. O processo metodológico consistiu de um estudo de caso, na perspectiva qualitativa, com observação in loco do desenvolvimento das práticas esportivas e dos jogos escolares internos da escola e jogos esportivos escolares entre escolas, da 36ª CRE, Coordenadoria de Educação, município de Ijuí, RS. No estudo, constatou-se discordância entre o planejamento e a prática, bem como significativa influência do sistema esportivo na lógica do rendimento. Faz parte, também, do presente estudo uma proposta para as práticas esportivas escolares, fundamentada em pressupostos de formação humana, desenvolvimento social e cidadania

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