Resumo

Diante das 3 manifestações de esporte conhecidas no Brasil, pela Lei 9.615/98: esporte participação, esporte de rendimento e esporte escolar, o objetivo deste artigo é apresentar o esporte escolar como prática educativa de extrema relevância no conteúdo das aulas de Educação Física. A prática do esporte enquanto componente da educação escolar, é de suma importância na formação de uma cultura esportiva entre os alunos, aos quais poderão levar estes hábitos esportivos no decorrer de suas vidas na sociedade. Através de uma pesquisa bibliográfica sobre o esporte escolar e seus benefícios na formação de uma cultura esportiva, apresenta-se um estudo de caso. No esporte escolar umas das maneiras que podemos citar de incentivo a prática esportiva é de se trabalhar com o planejamento das aulas de educação física baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento elaborado pelo Ministério de Educação do Brasil para dar suporte aos professores , no qual apresenta os conteúdos e objetivos a serem cumpridos durante os ciclos de escolarização, e dentre estes conteúdos estão o esporte. A Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel, colégio da cidade de Ponta Grossa no interior do Paraná apresenta dentre seu planejamento nas aulas de Educação Física como conteúdo principal o esporte que busca fazer com que os alunos dominem os conhecimentos necessários para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel dentro da sociedade, por isto será possível quando estes além de dominarem o saber tradicional no trabalho escolar dominem também questões relacionadas a saúde e a prática esportiva.
Palavras chave: esporte, escola, educação física, planejamento e cidadão.

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