Esporte Escolar: Uma Perspectiva Histórico-crítica de Ensino na Educação Física em Santarém
Por Aline Naiara Sousa Carmo (Autor), Márcia Daniely Rocha Paiva (Autor), Edna Ferreria Coelho Galvão (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar formas metodológicas de desenvolver o esporte escolar, na perspectiva histórico-crítica apresentada por Saviani (1997). Foi desenvolvido um estudo de caso com intervenção por três meses, com 25 alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental Municipal em Santarém. Foram realizadas entrevistas e anotações de campo durante todo o processo de investigação. Os resultados mostraram que o esporte espetáculo reproduz seus princípios e valores dentro da escola, mas foi possível verificar uma pequena mudança na concepção dos participantes quanto ao seu papel nas aulas de Educação Física, fazendo-se crer que é viável investir em formas pedagógicas críticas, para o ensino do esporte.