Resumo

Introdução: O esporte atua como uma possibilidade de melhoria dos níveis de saúde em crianças e adolescentes, relacionados a benefícios na autoestima, resiliência, melhores notas escolares e bons desempenhos cognitivos. Objetivo: Analisar a relação entre a prática esportiva extracurricular, Funções Executivas e o desempenho acadêmico de adolescentes. Métodos: Este é um estudo de caráter transversal e descritivo. A amostra foi composta por 326 indivíduos do ensino fundamental maior (6º ao 9º ano) de escolas públicas municipais e privadas de Aracaju/Se. Foi utilizado um questionário para caracterização da amostra, o teste de Stroop computadorizado (Testinpacs®) para avaliar controle inibitório e atencional, e o subteste de Dígitos para a memória de trabalho. Para a análise foram utilizadas estatísticas descritivas, testes multivariáveis, regressão logística binária e análise de mediação múltipla. Foram considerados valores significantes de p ≤0,05. Resultados: Estudantes que praticavam esportes extracurriculares tiveram 2 vezes mais chances em ter boas notas escolares que os da Educação Física (OR = 0,435; IC95% = 0,270 a 0,699). Para as variáveis de Funções Executivas, houve diferença apenas para o sexo feminino na memória de trabalho [F (1, 322) = 7,57; p = 0,006] e tempo resposta [F (1, 322) = 5,78; p = 0,017], respectivamente. O esporte está relacionado com o desempenho escolar mediado pela memória de trabalho e tempo resposta b= 0,24 (95% BCa IC 0,0905 – 0,4183), tendo efeito indireto individual apenas através da memória de trabalho b = 0,196 (95% BCa CI = 0,0622 – 0,3640). Conclusão: Praticar esportes prediz boas médias escolares, especificamente nas disciplinas de português e matemática. Esta relação mostra-se mediada pela memória de trabalho e controle da atenção.

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