Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do problema relacionado ao significado atribuído ao esporte pelos discentes da Rede Pública Municipal de Juiz de Fora, na ótica do gênero. A discussão foi centrada no esporte e nos valores que lhe são atribuídos, com base na teoria das representações sociais e tendo o gênero como categoria eleita para subsidiar o significado atribuído pelos discentes. Para pensar sua inserção no contexto escolar, como conteúdo da Educação Física, foram consideradas duas dimensões sociais esportivas denominadas de esporte-educação e de esporte-performance, que serviram de base para ancorar a representação atribuída ao esporte. Algumas questões foram elaboradas na busca de elucidar a problemática mencionada: a) Qual a representação social do esporte, elaborada por alunos de ambos os sexos, na Rede Pública Municipal de Juiz de Fora? b) Os significados atribuídos ao esporte estão ancorados na dimensão esportiva educacional ou de alto rendimento? c) Como os valores socialmente construídos ou condicionados interferem nas posturas dos alunos e nas suas relações de gênero com o esporte? O estudo assumiu um caráter qualitativo, envolvendo 30 alunos entre 13 e 17 anos, que cursavam o 4º ciclo do ensino fundamental na Rede Pública Municipal de Juiz de Fora. Esses foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada e os dados interpretados à luz da análise do conteúdo, e, circunstancialmente, dos pressupostos da análise do discurso. Os resultados apontaram que a representação do esporte foi retratada com valores mais voltados para o individualismo, para a pouca cooperação e para a ênfase na competição e na vitória. Mesmo assim, em todos os aspectos ficou explícito o posicionamento crítico dos atores sociais em relação a essa prática cotidiana. Mediante essa representação, concluímos que os valores atribuídos ao esporte aproximaram-se das duas dimensões consideradas, ficando mais evidente um distanciamento, na prática, do esporte educacional. Sobre a interferência dos valores socialmente construídos nas relações de gênero com o esporte, podemos afirmar que os discentes perpetuam valores sexistas, pautados em habilidades físicas. Porém, alguns apontaram uma visão mais justa, igualitária e não discriminatória da vivência de ambos os sexos no esporte, caminhando para uma valorização do indivíduo independentemente do seu sexo e do estereótipo que lhe é imputado.

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